ABSORÇÃO ACÚSTICA

A estrutura alveolar dos painéis de Celenit proporciona valores ideais de resistência ao fluxo de ar provocando uma fricção viscosa às ondas sonoras que os atravessam. Isto é devido, por um lado, à microporosidade e elasticidade da lã de madeira e, por outro lado, à macroporosidade provocada pelos interstícios resultantes da aglomeração da madeira e do cimento Portland. Para além disto, as elevadas características internas de amortecimento do Celenit, combinadas com a sua rigidez substancial, permitem obter uma eficiência de absorção particularmente relevante, mesmo a baixas frequências.

ISOLAMENTO TÉRMICO

A baixa condutividade térmica natural da madeira, combinada com o poder isolante do ar que se encontra aprisionado na massa dos painéis de Celenit, determinam as suas notáveis propriedades isoladoras, às quais se somam a inércia térmica considerável deste tipo de materiais, conferindo assim ao Celenit uma função de regulador térmico.

REAÇÃO AO FOGO

Os painéis de Celenit estão classificados, segundo a norma UNI EN 13501-1, como pertencentes à Euroclasse B-s1, d0. Na presença de fogo, o Celenit não queima, não propaga a chama, não goteja nem dá origem a fumos ou gases tóxicos.
Vários países europeus reconhecem e autorizam a utilização de painéis de Celenit como forma de protecção ao fogo na construção, mesmo ao longo de rotas de fuga, tais como entradas e corredores, escadas e rampas, tanto em tectos como em paredes.

RESISTÊNCIA Á HUMIDADE

Os painéis de Celenit funcionam como reguladores higrométricos, absorvendo o excesso de humidade presente no ar e libertando-a novamente, logo que estejam restauradas as condições normais ambientais, e sem deformação. Os espaços revestidos com Celenit tornam-se assim mais secos e saudáveis, logo, com melhor conforto ambiental.

DURAÇÃO ILIMITADA

Durante a renovação de edifícios que datam do início dos anos 30, foram encontrados painéis de fibras de lã de madeira e cimento em perfeito estado, de tal forma que não foi necessário proceder à sua substituição. A impregnação da lã e a mineralização, que a torna resistente ao fogo, juntamente com o efeito dos silicatos presentes no cimento, protegem de forma permanente a lã de madeira dos ataques biológicos ou químicos e dos agentes atmosféricos, impedindo a sua degradação. Estes resultados foram experimentalmente confirmados através de ensaios realizados na Universidade de Pádua.

RESISTÊNCIA AO CHOQUE E IMPACTOS DINÂMICOS (EX. IMPACTO DE BOLAS)

A conjugação madeira-cimento, unidos sob pressão, dá resistência e compacidade ao painel de Celenit. Para além disso, a sua estabilidade dimensional (UNI EN 13168), mesmo na presença de humidades muito elevadas, e a sua duração praticamente ilimitada, torna-o adequado para utilização nas condições mais severas, como por exemplo em piscinas, academias, escolas e edifícios industriais. O painel de Celenit é resistente ao impacto de bolas, de acordo com a norma UNI 9554 e UNI EN 13964, e em conformidade com os ensaios certificados do Instituto Giordano nº 188467 de 15/11/04 e nº 200535 de 22/08/05, podendo ser utilizados em recintos desportivos.

DUCTILIDADE

A elevada ductilidade dos painéis de Celenit permite realizar tectos acústicos, muito flexíveis e facilmente adaptáveis mesmo em ambientes com geometrias complexas. É ainda possível combinar, dentro do mesmo tipo de estrutura, painéis com diferentes características. Os painéis estão disponíveis numa grande variedade de cores e acabamentos, para os mais variados gostos e tipos de aplicação.

NATURAL E ECOLÓGICO

O Celenit é feito a partir de produtos naturais: a madeira de abeto, proveniente de florestas com certificação da sustentabilidade (PEFC); o cimento Portland e o carbonato de cálcio, considerado um material reciclado porque é um resíduo resultante do processamento do mármore (TÜV).

As características físicas do painel de Celenit, tais como a transpirabilidade, a ausência de cargas electrostáticas, a capacidade de regulação higrométrica, acumulação de calor e a ausência de substâncias nocivas, garantem uma excelente qualidade habitacional. O Celenit está por isso considerado pela ANAB (Associazione Nazionale Architettura Bioecologica) como sendo um produto ecobiocompatível – ICEA certificado n º 01 Rev. Ed EDIL.2009_004