SOBRE A CELENIT

CELENIT – ISOLAMENTO NATURAL TÉRMICO E ACÚSTICO

O Celenit é um isolamento natural térmico e acústico. É constituído unicamente por materiais naturais: madeira, cimento Portland, pó de mármore e água, sendo por isso definido como um isolante natural, sustentável. A madeira de abeto utilizada é proveniente de florestas geridas de forma sustentável (PEFC); as matérias primas utilizadas no fabrico do Celenit não são prejudiciais à saúde humana, ou perigosas para o ambiente e os processos de produção resultam numa redução de emissões e menor consumo de energia (certificado ANAB-ICEA); emprega materiais reciclados, tais como o carbonato de cálcio proveniente do pó residual de processamento da pedra mármore (TUV); utiliza ainda matérias-primas cuja fonte é próxima da área de produção (matérias-primas regionais). Por todos estes motivos, o Celenit pode ser utilizado em projetos nos quais são exigidas certificações de sustentabilidade dos edifícios, tais como a Certificação LEED, o Protocolo de Ithaca, SBtool, SB100 ou Breem.

big__1418645115

É constituído por 65% de fibras de abeto vermelho, longas e resistentes e 35% de aglutinantes minerais, principalmente de cimento Portland e de pó de mármore. As fibras são submetidas a um tratamento de mineralização que, enquanto retém as propriedades mecânicas da madeira, evita o seu processo natural de degradação biológica tornando-as completamente inertes e aumentando a sua capacidade de resistência ao fogo. As fibras são revestidas com cimento Portland e unidas sob pressão, formando um painel estável, resistente e compacto. A estrutura celular da madeira dá ao painel de isolamento leveza e elasticidade; os interstícios que se criam entre as fibras são responsáveis pela comportamento fono-absorvente e pela excelente adesão a todo o tipo de argamassas. A presença do cimento Portland garante a resistência a água e ao gelo, conferindo ainda excelentes propriedades mecânicas tais como a resistência à flexão e à compressão. Estas características tornam o Celenit um produto de alta ductilidade, com múltiplos usos na construção de edifícios.

ISOLAMENTO ACÚSTICO:
Devido à sua massa, estrutura celular, baixo coeficiente de elasticidade e propriedades internas de redução sonora, os painéis de CELENIT apresentam um bom comportamento tanto na regulação (absorção) como na transmissão (isolamento) de sons e ruídos.

ISOLAMENTO TÉRMICO E INÉRCIA:
Num contexto de amplitude térmica variável, normal em qualquer edifício, o isolamento térmico e a capacidade de acumulação térmica da estrutura assumem relevante importância. O CELENIT, graças à sua massa e calor específico, tem 15 vezes mais capacidade de acumulação térmica do que outros isolantes leves.

PERFORMANCE BIOFÍSICA:
O CELENIT é um produto natural pelo que não representa risco de poluição, em nenhuma fase da sua produção, utilização, eliminação ou reciclagem. Não contém substâncias ou metais perigosos, não produz gases nocivos, não é radioativo e não é inflamável. Os resíduos de CELENIT podem ser descartados em qualquer vazadouro de inertes ou resíduos de construção. As características físicas do CELENIT, nomeadamente o ser transpirante, a ausência de cargas eletroestáticas, a capacidade de acumulação térmica e de regulação da humidade, garantem as melhores condições de habitabilidade.

DURABILIDADE:
A durabilidade do CELENIT é ilimitada. Durante o restauro de edifícios antigos, alguns mesmo dos inícios dos anos 30, foram encontrados painéis de fibras de lã de madeira e cimento em perfeitas condições, de tal forma que não foi necessário proceder à sua substituição. Esta durabilidade é conseguida através do processo de mineralização das fibras de lã madeira com o cimento Portland que evita a sua degradação biológica, quimica e meteorológica e aumentan a sua resistência ao fogo. Além disso, através do fenómeno da carbonatação da cal do cimento e dos seus silicatos, o painél chega mesmo a melhorar a sua performance com o passar do tempo.

REACÇÃO AO FOGO:
O CELENIT está classificado como sendo um produto B-s1,d0 na Euroclasse de reacção ao fogo. Na presença de chama, o CELENIT não goteja, não cria fumos ou gases tóxicos a não propaga o fogo. A lei Suiça, vai mai longe nas suas normas e classifica os produtos feitos de lã de madeira e cimento como praticamente incombustíveis. As normas Francesas e Alemás, autorizam a aplicação dos painéis de CELENIT, com face à vista, por exemplo, pisos de estacionamento automóvel abertos ao público, dispensando a utilização de outros produtos anti-fogo. De acordo com a norma DIN parte 4, estes painéis estão aptos para a protecção de estruturas contra o fogo.

COMPATIBILIDADE:
O CELENIT tem um comportamente neutro em contacto com outros materiais. No que diz respeito ao betão em particular, quando utilizado como cofragem perdida, o CELENIT melhora a sua resistência à compressão e o seu coeficiente de elasticidade. Quando rebocado, o CELENIT não origina manchas nem eflorescências e não tem qualquer efeito corrosivo nas canalizações, em estruturas metálicas ou materiais plásticos.

RESISTÊNCIA À ÁGUA E AO GELO:
O CELENIT não é afetado pela água ou pelo gelo, graças ao cimento Portland que, além de o tornar resistente à água faz com que a forte união que promove entre as fibras de madeira evite que estas se desagreguem em caso de congelamento. Em condições de humidade, o CELENIT não origina empolamento nem empena.